Principais erros na hora de adestrar cachorro

adestrar cachorro

Você já tentou adestrar cachorro, mas viu que seus esforços não estavam dando muito certo? Chegou até a pensar que não tinha talento para adestrar cães filhotes?

Calma, não se desespere. Muitas vezes, o adestramento de filhote não dá certo não porque o animal seja tão terrível que simplesmente não pode ser ensinado. O problema, em vários casos, está em erros cometidos pelos tutores no momento deste treinamento.

Então, antes de pensar que você não é capaz de aprender como treinar meu cachorro, preste atenção nos principais erros que você pode ter cometido durante o processo e, assim, você terá sucesso no treinamento. Confira.

Erros cometidos na hora de adestrar o cachorro

Está tentando adestrar o cachorro, mas acha que nada está dando certo? Você pode estar cometendo alguns dos erros abaixo. Comuns, eles parecem inofensivos, mas podem prejudicar o treinamento. Veja mais.

Usar a palavra não

Para adestrar seu cachorro você usa bastante a palavra “não”? Bem, então é hora de mudar sua tática. Isso porque o uso dessa expressão o tempo todo acaba deixando o animal confuso, perdendo a sua eficácia.

O que isso quer dizer? Que, de tanto você dizer não na hora de adestrar seu cachorro, ele não vai saber quando deve fazer alguma coisa e se o que você está dizendo é para ele não seguir aquela ordem.

Dar uma bronca por algo errado muito tempo depois

Outro erro bastante comum quando você vai aprender como educar seu cachorro é demorar muito tempo para dar uma bronca no animal por algo que ele tenha feito.

Para que o animal não fique confuso, a bronca por um comportamento errado deve ser dada assim que o evento acontecer, e não muito tempo depois. Ao contrário do que possa parecer, os cães não se lembram de seus erros, e aquela carinha triste não é remorso.

Não se engane com cães que aprontam para chamar a atenção

Sabe outro erro bastante comum que você pode cometer ao tentar adestrar cachorro? É cair naquela armadilha de que o animal está fazendo tudo errado para chamar sua atenção.

Como? Bem, seu cachorro morde o sofá, come seus sapatos ou quebra outras coisas, só para que você possa brincar mais tempo com ele. Outro erro bastante comum é quando ele pega alguma coisa e você corre atrás dele para tirar esse objeto.

O cão vai interpretar isso como uma brincadeira. Então, quando isso acontece, nunca corra atrás do bichinho. Mostre a ele que é uma bronca, e não uma brincadeira.

Evite violência física

Esse último é um erro perigoso, mas que, infelizmente, muitos tutores ainda cometem na hora de adestrar cachorro: a violência física. Sim, algumas pessoas ainda batem, achando que o animal vai aprender desta forma.

Não faça isso. Um cachorro agredido não aprende novos truques. Ao contrário, ele se torna agressivo e vai se defender de todas as formas para não apanhar novamente.

Então, para evitar qualquer problema, use o reforço positivo, dando recompensas sempre que ele fizer algo certo, e não pancadas quando cometer erros.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *