Goma xantana para que serve?

Goma Xantana

Dentre os diversos ingredientes presentes na preparação de bolos, pães, entre outras receitas que precisam de fermentação e que levam ingredientes sem glúten, está a goma xantana. A goma xantana é um polissacarídeo produzido de forma natural através da fermentação de uma bactéria conhecida como Xanthomonas Campestris, tendo utilização não só na gastronomia, mas ainda na indústria farmacêutica.

Você sabe quais são as principais aplicações da goma xantana, para que ela serve, como utilizar, como ela pode incrementar as suas receitas sem glúten e ainda onde encontrar esse ingrediente?

Se não, está no posto de certo. Hoje, iremos trazer tudo que você precisa saber sobre a goma xantana e como ela pode ser uma ingrediente coringa na preparação de bolos e pães, e ainda principalmente nas receitas que não tem glúten. Quer descobrir tudo que é para paramos para você? Vamos lá!

O que é goma xantana

Como dito anteriormente, a goma xantana é um polissacarídeo que é produzido de forma natural através de um processo de fermentação de uma bactéria, servindo como um essencial ingrediente natural na preparação de receitas sem glúten, bastante utilizada ainda na indústria farmacêutica.

A principal capacidade dessa substância é dispersar e estabilizar líquidos. Apesar do que se pensa ao ler o nome dessa substância, ela não tem capacidade de formar uma espécie de gel, mas sim de dar viscosidade a receita quando implementada aos ingredientes.

Para que serve goma xantana

A goma xantana tem como principais finalidades servir como estabilizante, emulsificante e espessante da receita que você utiliza essa substância, servindo de forma geral, em uma linguagem mais simples, como uma espécie de cola que consegue manter os ingredientes da receita estáveis.

Como usar goma xantana

Muitas pessoas erram na hora de utilizar goma xantana quanto a medir a quantidade para colocar na receita, que geralmente sempre pede meia colher ou uma colher de chá cheia. Se você utiliza uma colher de chá da sua casa, a medidas se torna alterada, sendo necessário utilizar uma colher de chá própria para a culinária, vendida em lojas que trabalham com a venda de produtos para cozinha, por exemplo.

Uma colher de chá inteira comporta 5ml de goma xantana. Use essa medida como base para pesar a goma xantana, caso não tenha a colher apropriada. Se você exagerar na quantidade terá uma massa grossa e pesada, a goma não irá permitir a expansão do ar dentro da massa, ou seja, a fermentação será comprometida, ou ainda o miolo da receita borrachudo e compactado.

Se você tiver exagerado na quantidade de goma xantana na sua receita, o ideal é recomeçá-la, sem querer nivelar a quantidade de goma xantana com a inserção de mais ingredientes líquidos, uma vez que a presença da goma xantana ali estabilizou os demais ingredientes, precisando assim recomeçar a preparação da receita.

Goma xantana sem glúten

A goma xantana é largamente utilizada em receitas que levam ingredientes sem glúten, uma vez que, devido essa propriedade, geralmente essas receitas necessitam de algum outro ingrediente que consiga tornar a massa macia e elástica, tendo com a goma xantana a oportunidade de alcançar essa propriedade, fazendo com que a receita fique ainda mais deliciosa.

Onde comprar goma xantana

Você pode comprar goma xantana através da internet, fazendo uma pesquisa rápida no Google, escolhendo o preço que você mais se identificar e ainda não esquecendo de verificar a confiabilidade do vendedor, para garantir uma boa compra. A goma xantana é ainda vendida em lojas de produtos naturais voltados para culinária.

Mais Artigos como esse, acesse AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *