Sistema de gestão clínica médica: como escolher o melhor

A gestão da experiência do paciente é, sem dúvidas, um dos patamares da administração de clínicas e consultórios. Afinal, o paciente ocupa o posto de cliente e como tal, é o provedor da lucratividade que toda empresa objetiva. Para isto é imperativo que haja um sistema de gestão clinica medica por meio do qual seja possível manter um gerenciamento eficaz tanto da experiência do cliente quanto de demais aspectos da clínica.

A tecnologia se tornou uma realidade que veio para ficar, fazendo parte da rotina de clínicas e consultórios, representada por meio de softwares médicos que trazem inovação e recursos indispensáveis à gestão do serviço de saúde. Contudo, nem todo sistema de gestão clinica medica entrega aquilo que realmente promete em termos de funcionalidade.

sistema de gestão clinica medica

Por isso, escolher um sistema de gestão clinica medica não é uma tarefa fácil. Afinal, o sistema de gestão clinica medica a ser escolhido precisa atender a determinadas características e apresentar funcionalidades que são indispensáveis à gestão do atendimento ao paciente, gestão administrativa, financeira e demais setores da empresa.

Confira abaixo dicas essenciais que devem ser levadas em conta no momento de escolher qual o melhor sistema de gestão clinica medica para o seu negócio.

O atendimento de pacientes

Trata-se logicamente de uma das funções mais básicas que, porém, reúne a maior importância dentro de uma clínica. Toda a atenção está voltada para o paciente e assim, ao escolher o sistema de gestão clinica medica deve-se ponderar sobre um que tenha este mesmo direcionamento, o foco no paciente. Um bom software vai garantir o registro e consulta de prontuários, organização de agenda médica e aceleração do atendimento.

Gestão Administrativa

Todo sistema de gestão clinica medica precisa favorecer o gerenciamento administrativo da clínica. Para isso, o fluxo de processos precisa ter suporte do início ao fim, desde a inserção de dados até a geração e análise de relatórios. O software precisa atender a gestão de estoque, de materiais, controle de qualidade, financeiro e demais funções do de excelência na gestão.

Gestão Financeira

A gestão encontra pontual dificuldade no quesito tempo, afinal é este um dos grandes desafios para o estabelecimento da saúde financeira da empresa. Por ser um trabalho de muita meticulosidade, os processos comuns exigem o emprego de muito tempo. Sendo assim, o sistema de gestão clinica medica precisa oferecer rapidez e precisão nas informações, de forma que possam ser inseridas, processadas e terem uma saída célere.

Pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta indispensável para o controle de qualidade no atendimento. Contudo, enfrenta dificuldades como o baixo dimensionamento das amostras a serem analisados com base nas informações coletadas. Portanto, o sistema de gestão clinica medica exige um mecanismo que alcance um bom dimensionamento, colete uma boa quantidade de informações e de perfis variados.

Interfaceamento

Todo bom sistema de gestão clinica medica explora o interfaceamento entre as fontes, com isso as informações circulam partilhadas entre todos os setores. Portanto, a produtividade é otimizada, bem como a comunicação entre departamentos que precisam manter um fluxo partilhado. A integração com os laboratórios e exames de imagem, por exemplo, é capaz de construir diagnósticos mais assertivos pela complementaridade de seus resultados.

Agendamento online

A clínica médica demanda muito de seu tempo no atendimento receptivo. Pacientes e famílias têm aqui o primeiro contato com o serviço. Portanto, o sistema de gestão clinica medica saúde precisa oferecer um atendimento online, com o qual se possam realizar consultas a exames, orçamentos e marcação de exames. Com isso, a secretária fica dispensada de uma densa demanda, podendo dedicar-se a outros aspectos como a humanização do atendimento.

Quer saber mais sobre a implementação de sistemas? Confira nosso https://qqtianmao.com!

Deixe um comentário